Os quatro principais assuntos do Novo Testamento

Tudo isso resulta em quatro assuntos contidos nesse maravilhoso livro, os quais se desdobram perante o olhar da fé, além do grande tema que o permeia do princípio ao fim.


Primeiro, o grande tema, o fato dominante, é que a perfeita luz é manifesta: Deus Se revela Si mesmo. Mas essa luz é revelada em amor, o outro nome essencial de Deus. Cristo é a manifestação desse amor e luz, e se tivesse sido recebido teria sido o cumprimento de todas as promessas. Ele é então apresentado ao homem, e em especial a Israel do ponto de vista de sua responsabilidade, com todas as provas, pessoais, morais e de poder -- provas essas que deixam o homem inescusável.

Em segundo lugar, ao ser rejeitado (uma rejeição por meio da qual a salvação foi consumada), a nova ordem de coisas é trazida perante nós: a nova criação, o homem glorificado e a assembleia compartilhando da glória celestial juntamente com Cristo.

Em terceiro lugar, é apresentada a conexão entre a antiga ordem de coisas na terra e a nova, no que diz respeito à lei, às promessas, aos profetas ou às instituições divinas para este mundo. Isso é feito quer na exibição da nova ordem de coisas, quer no cumprimento das coisas que envelheceram e são colocadas de lado, ou na revelação do contraste entre as duas e a perfeita sabedoria de Deus, a qual é demonstrada em cada detalhe do Seu proceder.

Finalmente, em quarto lugar, o governo de Deus sobre o mundo é apresentado profeticamente, incluindo a renovação das relações entre Deus e Israel, tanto em juízo como em bênção. Isso é declarado de forma breve, porém clara, por ocasião da ruptura dessas relações na rejeição do Messias.

Pode-se acrescentar que tudo aquilo que era necessário para o homem, como um peregrino na terra, é suprido abundantemente até que Deus cumpra em poder os propósitos de Sua graça. Ao atender ao chamado de Deus e sair daquilo que é rejeitado e condenado por Ele, mas ainda não estando de posse da porção que Deus lhe preparou, o homem que obedeceu a esse chamado tem necessidades. Ele necessita de algo que o dirija e que lhe revele as fontes das forças que irá precisar para caminhar em direção ao objeto de sua vocação, além dos meios para obter essas forças. Ao chamar o homem para que siga a um Mestre que o mundo rejeitou, Deus não deixa de supri-lo com toda a luz e direção necessárias para guiá-lo e encorajá-lo em sua senda, além de direcioná-lo para as fontes das forças que irá necessitar e mostrar a ele como obter delas seu suprimento.

Todo leitor da Bíblia irá entender que no Novo Testamento esses assuntos não são tratados de forma metódica e independente. Se assim não fosse, eles seriam muito menos apreendidos. É em vida e em poder, sejam provenientes de Cristo ou do Espírito Santo por meio dos escritores inspirados, que essas coisas se desdobram diante de nossos corações.

Darby Synopsis by J. N. Darby Tradução Mario Persona

Postagens populares